Jussara Lucena, escritora
Biografia

Nasci em Antônio Prado, passei minha infância em São Francisco de Paula, mas por muitos outros lugares tenho andado. Atualmente divido meu tempo entre Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e Uruguai.  

Sou do signo de Peixes. Tenho os pés na terra, a cabeça nas nuvens e um gosto persistente por mares, rios, lagos, vertentes, chuva, orvalho e sereno. Hoje vivo entre águas doces e salgadas. Va lá que algum dia queira voltar ao meu elemento.

Aos seis anos, minha maior conquista:  desvendei os vinte e seis símbolos do alfabeto que me ajudam a desvendar o mundo. Através deles aprendo, ensino e conto minhas histórias.

Graduei-me em Pedagogia e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerci o magistério em escolas públicas e particulares. Desempenhei cargos e funções no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Após encerradas minhas atividades profissionais, passei a me dedicar à escrita, frequentando Oficinas Literárias.  Entre elas, as ministradas pelos escritores  Valesca de Assis, Rubem Penz, Caio Riter, Marcelo Spalding e Luís Augusto Fischer. E também do Taller de Poesía do escritor uruguaio Nelson Guerra.

Possuo textos nas antologias Ponto de Partilha I e II, A Descoberta da Cidade – memórias em Porto Alegre, Contos de Som e Silêncio e Letras Americanas (edição uruguaia).    

Contos meus foram premiados e publicados: Histórias para lembrar, pelo Grupo Zaffari, e Os melhores contos para não deixar a vida esfriar, pela Nestlé do Brasil.

Não sei viver sem livros, papel e tinta. Leio por prazer, escrevo por necessidade. Minhas personagens – que carregam meu próprio DNA , e às quais sou ligada por laços de sangue e sonhos – tornam-se reais ao vir à luz em partos por  vezes extremamente dolorosos.

É difícil o ofício de contar.

site elaborado pela wwsites - sites para escritores